Alcoitão

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ovar 2010-12-06 - A Habitovar


Foi para um polivalente repleto de crianças, que o painel de intervenção foi aberto por Tiago Pinho, jovem paraplégico que contou como ultrapassou as dificuldades iniciais da limitação física, sublinhando a importância dos familiares e amigos no encorajamento pessoal, que souberam estar a seu lado nas ocasiões de maior desalento. O convidado lembrou os primeiros momentos em que tomou consciência do seu estado, tendo reforçado a ideia de que uma pessoa não consegue nada na vida, se trabalhar isoladamente.


A sua história de vida suscitou muita curiosidade junto das crianças, às quais respondeu sempre com um sorriso animado pelo interesse posto nas perguntas, particularmente relativas às necessidades físicas de adaptação das condições de mobilidade, bem como acerca das competências empregues nas deslocações de automóvel entre Avanca e Aveiro, cidade na qual se encontra a ter formação no Curso de Medições e Orçamentos, na Associação Industrial do Distrito de Aveiro.


Em seguida interveio a Dra. Gisela Folques, em representação da Cercivar, que apresentou as valências da entidade e mencionou os respectivos departamentos prioritários de intervenção. Como psicóloga responsável pelo sector profissional, disse tratar-se de uma instituição dirigida não só ao acompanhamento de casos de pessoas com deficiência, em variados graus, mas a toda a comunidade, já que nas oficinas se procede à produção e reparação de peças de diversos materiais.


Esta actividade, incorporada no Plano Anual e dinamizada pela Associação de Pais, contou com a estreita colaboração do Corpo Docente e mobilizou a comunidade educativa, que se empenha na comemoração da efeméride com o objectivo de promover nas crianças a aceitação da diferença, incutindo-lhes princípios basilares de cidadania.

Nesse sentido, e a concluir a palestra, o Presidente da Associação de Pais frisou que a diferença não assusta nem deve ser motivo de qualquer receio, dado que pode enriquecer-nos enquanto indivíduos, desde que saibamos como a integrar em nós e no mundo que nos rodeia.


Texto de Hélder Ramos

Fotos de Guilherme Enguião

1 comentário:

  1. Vale sempre a pena estar disponível para dar lições de vida. Mas, sem gestos, de que serve?
    Agradecemos sinceramente o teu testemunho e acreditamos na fé que tens.
    A tua presença na Habitovar, no dia 3, serviu para deixar vivo o desejo de todos quererem que mantenhas essa força interior rara - agora tens muito mais pessoas a pensar como tu.

    ResponderEliminar

Um pequeno vídeo depois do acidente

Leiria 4-10-2009

Leiria 4-10-2009

Desfile Alcoitão - Empresário cria roupa adaptada para deficientes

Sondagem