Alcoitão

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Carta / História

Chamo-me Carlos Tiago Pinho, estou paraplégico devido a um acidente de mota em 27 de Abril de 2008. A prenda atrasada que tive aos 19Anos pois o dia do meu aniversário é o dia 4 do mesmo mês.
Sempre gostei de motas, desde pequenino é uma paixão que eu tenho. Em 2005 decidi trabalhar, tinha 16Anos, estava a tirar a carta e queria uma mota, comprei então a mota que tanto queria que era uma Dtr125. A partir desse momento a paixão e conhecimento foi aumentando, foi também o meio que consegui para me deslocar devido a idade que tinha na altura. Sempre gostei dos convívios motards e a quantidade de amigos que conheci através de fóruns na internet como o ClubDtr onde todos os dias um pouco pelo país todo se partilham momentos e opiniões entre pessoas da mesma idade e com os mesmos gostos das duas rodas.
Sempre com os meus objectivos levava uma vida normal de um jovem de 16Anos que optou por trabalhar, o tempo e os anos foram passando, aos 18Anos tirei carta de carro e passado algum tempo comprei carro também. Achava eu que estava a conseguir ir aos poucos ao encontro dos meus objectivos agora que tinha mota, carro, trabalho, divertia-me, posso dizer que tinha aquilo que qualquer jovem da minha idade gostaria de ter. Até que chegaram os 19Anos e logo cheios de tristes surpresas. Dia 4 de Abril dia do meu aniversário e o mês que eu mais gostava, tudo corria bem e eu mal adivinhava que se aproximava o dia do meu maior pesadelo e o dia que mudaria a minha vida. Foi no dia 27 de Abril, um domingo e que belo dia de sol, quando decidi voltar a sair de mota da parte da tarde e aproveitar o resto de domingo. Sem nada combinado como era normal saí de casa sem destino, ou melhor com ele marcado mas sem eu sequer imaginar. Encontro num café da terra um grande amigo e daí combinamos mais um dos muitos passeios que fizemos juntos. Então decidimos ir até a zona de Cinfães onde tudo acontece, numa curva sou surpreendido por um carro contramão e só me lembro que o choque foi muito violento. Desde esse dia não me lembro de mais nada até 6 dias depois quando acordei do coma. Quando acordei tinha consciência que tinha tido um acidente de mota mas não tinha noção do estado em que estava e mal eu sabia que tinha corrido risco de vida, só quando começo a tentar mexer o meu corpo é que me apercebi que havia algo de errado com as minhas pernas. Até que me deram a notícia que tinha ficado paraplégico. Tive paraplegia imediata após o acidente. O choque ao receber a notícia foi muito grande como toda a gente deve imaginar, mas ainda hoje não sei de onde veio a força que tive para enfrentar tudo isto, pois afinal no dia seguinte estava a dar alguma força a familiares. Foram muitos dias de luta nos cuidados intensivos, melhorava de dia para dia com a força de vontade que ainda hoje tenho e com os enfermeiros, auxiliares e médicos excelentes que apanhei. Em duas semanas levaram-me para a enfermaria, onde não faltou o apoio de todas e mais algumas pessoas próximas, eram amigos, colegas, família, vizinhos, conhecidos… Uma surpresa enorme ao ver tanto apoio. E foi aqui que reparei que o mundo não tinha acabado, que o que eu tinha de mais importante isso eu não tinha perdido. Depois de mês e meio na enfermaria, tive alta do H. S. João. Encarar o mundo cá fora não é fácil depois de uma situação destas. Tive algum tempo em casa tentando levar as coisas da melhor maneira possível até que foi internado no Centro de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), onde aprendi e me adaptei de novo à minha independência, a passagem pelo centro de Alcoitão ajudou-me também a olhar a vida de outra maneira, porque nem sempre acordava com disposição de me olhar e encarar uma cadeira de rodas. Os dias foram passando e as coisas melhorando, com o passar do tempo senti-me livre, independente e útil de novo, porque afinal só me desloco de maneira diferente, antes caminhava e agora ando sob-rodas.
Este inesperado acidente obrigou-me a recomeçar tudo de novo, afinal em 18Anos já tinha muitos objectivos concretizados, foi como se volta-se aos meus 15Anos e agora ter de começar tudo de novo. Ainda mais complicado as coisas se tornam quando não há ajudas da parte da Segurança Social por ter sido um acidente de viação e um Seguro que até a data não se responsabilizou nem disponibilizou a ajudar. Sei que esta situação não é fácil em idade nenhuma mas aos 19Anos é muito maus, mesmo muito. É como se me tivessem posto abaixo uma casa que tinha construído, é um sentimento de revolta que ultrapasso todos os dias, afinal tenho 19Anos e como oiço muitas vezes “Uma vida pela frente”. Desistir também não é solução em situação alguma, estar fechado em casa não resolve nada, e porquê? Quando há tanta coisa bonita cá fora para ver e viver. O que digo a todas as pessoas é que recomeçar é difícil, mas desistir não é solução. E agradeço todos os dias à minha família e amigos, porque sem eles não seria possível eu encarar a vida desta forma.
A vida continua…

Avanca, 28 de Janeiro de 2009


Carlos T. Pinho

7 comentários:

  1. Tu realmente és um GIGANTE!!! Tens uma força que considero fora de normal, e consegues transparecer e transmitir essa força a todos aqueles que te rodeiam!
    Conheci-te quando ainda eras um menino pequenino, que adormecia ao meu colo nas viagens que fazíamos no carro da tua mãe, no trajeto de Avanca para Estarreja, para a piscina, e ainda hoje te vejo como esse menino, mas com a pequena grande diferença que é o facto de já seres um HOMEM.
    Um grande abraço, de alguém que apesar de não estar contigo, vai acompanhando de perto o teu "crescimento"!

    Carlos M. Oliveira

    ResponderEliminar
  2. TIAGO!!!Nem sei ao certo o que dizer, admiro muito a tua coragem ao longo destes ultimos tempos, tens sido um exemplo para todos aqueles que te acompanham continuamente. A palavra "desistir", nao deve nem pode fazer parte do teu vocabulario, a vida foi cruel contigo,mas tu tens conseguido superar os desafios qu ela te impoe...Parabens pela tua coragem e pela tua força de vontade, sabes que podes sempre contar aqui com a prima chata estou aqui pro que der e vier(nunca te esqueças disso).
    Como mesmo referis te "recomeçar é difícil, mas desistir não é solução", por isso vai enfrente estas num bom caminho...

    Bjocas graudas;))))

    Sandra Costa:)

    ResponderEliminar
  3. Carlos admiro, a tua coragem amigo, depois de tudo pelo que passas-te, encaras a vida com uma força enorme. És um exemplo de pessoa para toda a gente =)

    Abraço

    Ricardo Silva ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Tiago, deixo aqui um link
    http://www.themiracleman.org/
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tiago a tua vontade de regressar é enorme, e é de louvar isso visto que muitos teem um direito que te roubaram e nao dao o devido valor a isso.
    Acredito que um dia digas agora nao me sento mais!


    Força Tiago, um Abraço

    Portista

    ResponderEliminar
  6. olá tiago..
    chamo-me liliana, sou de pardilhó e reparei ao ver por acaso o teu blog, k és de avanca.. mas ñ te conheço e tu tb ñ me deves conhecer..
    enfim uma das fotos k tens aqui parece mesmo com o meu primo tiago...
    já anotei o teu nib e tou disposta a ajudar..
    beijo grand

    ResponderEliminar
  7. Ola:)

    Eh pah nao te conheço, mas adorei os teus Textos! Fogo nunca Vi tanta força e coragem transmitida em meia duzia de palavras! PaRabens ! A Serio Admiro te bue mesmo ! Apenas te posso Dizer uma Unicca palavra: FORÇA! e Continua a lutar, porque com ou mais dificuldade vais conseguir alcançar todos os teus objectivos :)
    Na Vida tudo o que é facil de se ter nao possui Valor! O Valor das Coisas está No Grau de dificuldade que temos para alcançar Algo que queremos !

    BjoO

    Sandra Carreira

    ResponderEliminar

Um pequeno vídeo depois do acidente

Leiria 4-10-2009

Leiria 4-10-2009

Desfile Alcoitão - Empresário cria roupa adaptada para deficientes

Sondagem